Sasha Chelin é uma fisioterapeuta equina e humana certificada e também uma equestre. Em sua prática, ela geralmente trabalha com combinações de cavalo e cavaleiro para obter o melhor do cavalo, porque a biomecânica do cavaleiro e a biomecânica do cavalo estão intimamente ligadas. Como ex-piloto de competição, Sasha entende as demandas do esporte e o impacto físico que a equitação diária pode ter sobre os pilotos.
“Trabalhar com jogadores de rúgbi e outros atletas me fez perceber o quão ruins os pilotos são fisicamente”, disse Sasha, que dirige a Fisioterapia Sasha Chelin. “Os pilotos geralmente não fazem muito com sua própria manutenção e reabilitação. Nós nos negligenciamos terrivelmente!”
Aqui, temos as principais dicas de Sasha sobre a melhor forma de evitar lesões ao pular em seu cavalo. Claro, nenhuma de suas dicas irá salvá-lo de ferimentos traumáticos. Essas dicas podem ajudá-lo com lesões crônicas devido à sobrecarga, tensão muscular, má postura e coisas do gênero.
1. Faça um bom aquecimento
Pense nisso, quando foi a última vez que você viu um motociclista se alongar ou fazer uma caminhada de 10 minutos antes de começar a se certificar de que ele também estava solto e flexível como piloto? Todos nós sabemos que o aquecimento é importante para evitar lesões em cavalos e cavaleiros. No entanto, a maioria dos cavaleiros simplesmente vai até o degrau e pula em seu cavalo. Mesmo os cavaleiros mais dedicados entre nós, que obedientemente gastam 20 minutos ou mais em um aquecimento lento, concentrando-se em soltar e alongar nossos cavalos para prepará-los para um trabalho mais intenso, tendem a esquecer nosso próprio aquecimento.
Aqueça antes de alongar
Um aquecimento adequado é tão importante para os cavaleiros quanto para os cavalos. Sasha diz: “Está provado que o alongamento é muito mais útil com músculos quentes do que frios. Portanto, você deve realmente aquecer antes de alongar. Eu só gosto de alongar os músculos quentes, não os frios.” Sasha diz que em vez de alongamento estático, ela prefere fazer exercícios que enfoquem a ativação muscular. Então a ideia é ativar esses músculos e prepará-los para o trabalho.
“Para os pilotos, é importante ativar a pélvis, nádegas e pernas. Um exercício muito bom, por exemplo, colocar uma toalha enrolada contra uma parede e uma perna empurrando contra a parede para ativar os glúteos. Se você cerca de 10 segundos ajudará a obter seu pélvis pronta para cavalgar. Sentar-se em uma bola e inclinar a pelve para ajudá-lo a prepará-la para algo como um trote sentado ou galope também é um bom exercício. ”
2. Não se esqueça de esfriar
Você já desceu do cavalo depois de uma boa sessão de pulos ou algo assim e imediatamente entrou no carro para uma longa corrida para casa? A maioria de nós é culpada disso. Mas é o mesmo que deixar seu cavalo galopar e então imediatamente desmontar e colocá-lo na baia sem ter a chance de se mover ou esfriar.
O período de resfriamento é uma parte frequentemente esquecida da prevenção de lesões e, se você não dedicar um tempo para diminuir a frequência cardíaca e resfriar os músculos e tecidos moles, pode estar sentindo isso mais do que pensa. Especialmente se você passar muito tempo em uma posição estacionária imediatamente após o ciclismo.
Passeie com o cavalo pelo terreno ou pelas encostas
Sasha diz: “Definitivamente, devemos caminhar e se esticar para se refrescar. Caminhar com seus cavalos também é uma boa maneira de se acalmar. Relaxa os músculos, embora a pélvis ainda esteja trabalhando muito. Você também pode se alongar lentamente e” andar ao redor lentamente para esfriar. Talvez tente pequenas coisas como deixar seu cavalo descansar por dez minutos em um pequeno paddock (onde você tem que caminhar!) após a sua cavalgada ou fazer várias viagens para a sala de arreios para guardar todas as suas coisas. ”
Outra boa opção é desmontar quando a sessão de treinamento terminar e caminhar com o cavalo pelo terreno ou pista por dez minutos para resfriá-lo, em vez de deixá-lo ir para baixo da sela. Desta forma, ambos obtêm os benefícios máximos de refrigeração.
3. Reabilitar lesões
Sasha diz que os pilotos “nunca se recuperam bem de lesões” e é verdade; muitas vezes somos culpados de não reabilitar adequadamente ferimentos e pequenas dores e sofrimentos, especialmente quando tudo em que podemos pensar é quando podemos voltar a montar um cavalo. Há uma razão pela qual os profissionais médicos suspiram quando veem pilotos! Reservar um tempo para se reabilitar adequadamente após uma distensão muscular, lesão ou algo semelhante pode fazer uma grande diferença em suas chances de evitar mais lesões. Isso significa tirar as folgas necessárias, procurar tratamento com profissionais como médicos, fisioterapeutas, biofísicos e quiropráticos – e depois realmente seguir suas instruções! Não pule algumas semanas de alongamento e treinamento de força para que você possa voltar à sela.
4. Treinamento cruzado
Outra chave para evitar lesões é praticar outros esportes. “Também precisamos treinar e fazer as coisas na academia ou no chão. Andar, correr ou qualquer outra coisa também é importante”, disse Sasha. Além disso, Sasha menciona que os pilotos sem treinamento cruzado se machucam devido a cargas repetitivas. “Lesões na virilha em pilotos são comuns e realmente afligem os pilotos. O mesmo vale para lesões nas costas e pescoço. Lesões no pescoço e nas costas são muito comuns entre os pilotos.”
Finja que você é um cavalo
“Qualquer esporte ou atividade que alivia a pélvis e as costas é muito bom. São esportes como tênis, natação e até futebol / futebol. Dessa forma, você fica em forma e trabalha os músculos diferentes. Embora seja necessário estar atento a lesões na virilha do futebol . Andar de bicicleta também é ótimo, embora coloque um pouco de pressão na região lombar e no pescoço. Recomenda-se qualquer atividade que melhore sua aptidão cardiovascular “, conclui Sasha.
Então, nosso conselho final? Bem … finja que é um cavalo. Depois, você pode querer reservar um tempo para se aquecer e se acalmar, descansar com cuidado e se recuperar de lesões e certificar-se de que está em forma e forte o suficiente para atender às demandas de um atleta.
Fonte: Equnews