terça-feira, 26/novembro/2024
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Glenn Maes sobre a regra de eliminação: “Entre outras coisas, torna-se um ponto de interrogação qual é a diferença entre aprender a andar a cavalo e não ser capaz de andar a cavalo!”

O IJRC se reuniu em dezembro. Os vários pilotos de topo analisaram as decisões tomadas em relação ao regulamento da FEI nesta reunião. A alteração mais discutida e questionada é a relativa à extensão dos poderes do júri de primavera. “Assim que o bem-estar do cavalo estiver ou parecer estar comprometido, o júri pode excluir imediatamente um conjunto de pular mais adiante no percurso. Um piloto não pode protestar sobre isso. Isso se aplica a todas as competições internacionais de saltos e esta autoridade para o júri entrará em vigor em 1º de janeiro de 2023.” No último fim de semana o Clube dos Oficiais se reuniu para discutir esta regra, o presidente Glenn Maes também esteve presente. “Torna-se, entre outras coisas, um ponto de interrogação sobre qual é a diferença entre aprender a andar a cavalo e não saber andar a cavalo!”

Durante o IJRC ( International Jumping Rider Club, ed. ) uma grande dúvida foi levantada sobre a nova regra de eliminação, que está em vigor desde o início deste ano. Glenn Maes, presidente do IJOC ( International Jumping Officials Club, ed. ) reconhece a dificuldade desta nova regra. “Nós, oficiais, temos que nos comportar da forma mais profissional possível para o benefício do esporte. Uma grande questão é, como podemos usar tantos recursos quanto possível para convencer os verdadeiros cavaleiros a se tornarem oficiais. Estou convencido de que podemos ajudar essas pessoas, como ex-pilotos, precisam disso para aumentar o conhecimento médio de nossos oficiais.”

“Em conexão com a nova regra, temos que enquadrá-la no bem-estar do cavalo. Entendo que a regra foi introduzida após os Jogos Olímpicos de Tóquio, e com razão. Mas devemos considerar a regra como um freio de emergência. Não deve ser usada de forma inadequada.” explica Glenn Maes. “O fato é que, se você puxar o freio de emergência, isso é irreversível. Caso contrário, o uso do freio de emergência desaparece.”

“Nos desportos equestres já temos um sistema de cartões amarelos e vermelhos. Eu próprio só apliquei esta regra uma vez na minha carreira, e já há vários anos.”

Preocupações e Dificuldades dos Pilotos

“Entendo a preocupação do piloto, mas nós, os oficiais, também estamos preocupados com esta regra. Colocamo-nos a (legítima) questão de como usar esta regra e quando exatamente aplicá-la. Como vamos usar esta regra? ” Maes continua. “Portanto, será um exercício que teremos de realizar em conjunto com os pilotos.”

De acordo com Glenn Maes, também devemos estar cientes de que a regra agora também se aplica a todas as competições regionais e nacionais organizadas de acordo com os regulamentos da FEI. “Não pode ser a intenção que vamos punir os pilotos iniciantes nas classes de 80cm ou 90cm pelo processo de aprendizado que eles passam. Lá também será difícil. Afinal, onde está o limite entre aprender a pedalar saltando ou não conseguir montar um cavalo ou … “

Apostar no bem-estar do cavalo

“Portanto, também está se tornando cada vez mais importante que o tema do bem-estar do cavalo seja ensinado e aplicado desde a FEI e isso desde o início.”

Fonte: Equnews

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