A equipe do CHIO Rotterdam fala com os selecionadores nacionais. O mesmo vale para Jos Lansink. Conversamos com Jos na segunda-feira, um dia após o orgulho do futebol de Roterdã, o Feyenoord, ter conquistado o título nacional e, portanto, não é surpreendente que a conversa tenha começado sobre futebol em vez de cavalos. Jos: “Não será surpresa para poucos que eu seja um torcedor do FC Twente, dada a minha formação.”
“Embora eu também acompanhe o Ajax há vários anos e, desde este ano, também o Manchester United. Sou fã de Erik ten Hag, que vem da mesma região que eu. Para ser preciso, ele morava a dez minutos de minha cidade natal, Admiro-o e sigo-o onde é treinador”.
Piloto vs selecionador nacional
De volta aos cavalos. Jos sempre montou nosso CHIO, mas no ano passado foi seu primeiro ano como técnico nacional. Perguntamos se ele gostou. Jos brincando: “Depois da noite de sexta-feira, foi ótimo! Ganhámos a Taça das Nações e ganhar no seu próprio país no seu primeiro ano como selecionador nacional, isso não podia ser melhor. Sim, isso realmente me fez sentir muito bem. Claro que é diferente. Se você dirige sozinho, é responsável pelos seus próprios erros e se correr muito bem, essa também será sua responsabilidade. No entanto, como selecionador nacional, estás à margem. Você ajuda onde pode. Você faz percursos, dá conselhos, tenta prever problemas e dá confiança. A vantagem do meu papel em um país como a Holanda é que temos pilotos muito bons que sabem o que estão fazendo. De qualquer forma, primeiro tenho que escolher bons pilotos para a equipe. Em princípio, a melhor equipe começará em seu próprio país. No entanto, isso não é fácil. Também lido com pilotos que participam do Longines Global Tour e esses dólares estão acenando para lá …… Mas, só temos um CHIO em nosso próprio país e acho que devemos apoiá-lo. Além disso, acho que Rotterdam é um grande evento todos os anos, não apenas por causa da competição nacional.
Ganhar nunca fica chato
Imediatamente o primeiro ano como selecionador nacional e depois também a vitória é, claro, não devemos cair agora. Mas fique tranquilo, quero sempre vencer e nossos pilotos têm a mesma mentalidade. Então, vamos fazer o nosso melhor novamente, vencer nunca é chato! A partir de março farei um cronograma para todas as competições nacionais até e incluindo Falsterbo. Claro que ainda trouxe o Campeonato Nacional Holandês e sempre podem ocorrer lesões, mas as equipes são geralmente conhecidas.
Mantenha os melhores cavalos do ano passado
Acho que no Campeonato Europeu em Roma este ano estamos na mesma posição do ano passado. É positivo que Maikel van der Vleuten e Harrie Smolders tenham recebido um cavalo superior extra, de modo que a pressão sobre o primeiro cavalo seja um pouco menor. Além disso, todos os melhores cavalos permaneceram e uma série de novas combinações estão batendo à porta. Kim Emmen, por exemplo, surpreendeu-me positivamente no Campeonato Nacional. Ela vai pular no TeamNL em Roma e depois continuaremos planejando. Rotterdam é uma das provas que antecedem o Campeonato da Europa que é um momento de observação para mim, mas os pilotos têm de trabalhar sob pressão quase todas as semanas, por isso não tenho realmente competições especiais nas quais baseio as minhas decisões.
Memorias bonitas
Como disse, gosto de vir a Rotterdam. Em parte porque também tenho boas memórias como piloto. Em 1988, ganhei o Grande Prêmio com Felix, uma semana depois de vencer Geesteren. Eu também estava imediatamente na equipe de Seul, meus primeiros Jogos Olímpicos. Um ano depois, no Campeonato Europeu, terminei em terceiro individualmente, também com Felix, depois de John e Michael Withaker, que terminaram em primeiro e segundo. Sempre penso nisso, mas (rindo) quando penso em Rotterdam, também penso na casa de panquecas De Big. E não só eu, a maioria dos pilotos comigo. Uma semana antes do início do CHIO, já estamos ansiosos para comer uma panqueca na próxima semana.
Estacionamento
Muitas coisas positivas sobre Rotterdam, por exemplo, também o passeio livre para os pilotos de saltos. Na floresta onde ficava o estádio de adestramento, há um silêncio maravilhoso tanto para os cavaleiros quanto para os cavalos. Ainda é um ponto de crítica, mas a organização não pode fazer nada a respeito, essas são as regras que estão se tornando cada vez mais comuns na Holanda. A chegada e estacionamento dos caminhões não é o ideal e aí eu digo bem. Os tratadores não podem entrar e sair quando quiserem e os caminhões devem ficar estacionados longe durante o evento. Seria bom se isso pudesse ser resolvido. Devo dizer que a equipe dos estábulos compensa em grande parte isso. Que os tratadores recebam tanta ajuda na chegada e na partida vale ouro. Muitas mãos úteis estão disponíveis. Isso não é dos últimos anos, isso tem sido desde que me lembro. Foi quando eu ainda dirigia o caminhão e isso já faz um tempo!
Fonte: Equnews