Como é realmente o trabalho do criador do percurso? Como surge uma competição de saltos e qual é o papel do designer de percurso em um dia de competição? O construtor de campos Ard van den Eertwegh gosta de falar sobre seu trabalho como oficial. ‘O contato com a organização da competição, os membros do júri e os participantes é muito importante. Gosto de pensar junto com todos e estou sempre disponível no próprio dia da prova para os pilotos que têm dúvidas sobre as distâncias no percurso. ‘
Mais de quatro anos atrás, Ard van den Eertwegh concluiu com sucesso seu treinamento de designer de percursos. Além disso, Ard é membro do conselho da associação de designers de cursos, o NVVP, e faz parte do Spring Forum. Ele explica exatamente o que o seu trabalho como designer de pistas acarreta: ‘Projetar uma pista de salto é um processo que toma forma ao longo do tempo. Tudo começa com um pedido de uma organização de competição. Se eu sou convidado para construir um curso, primeiro me consulto extensivamente para discutir os desejos da organização. Que tipo de competição é essa? Quais seções estão no programa? Existem cavalos ou pôneis envolvidos? Que tipo de material a organização tem à disposição? Tento mapear tudo primeiro. Então posso começar a fazer um primeiro esboço. Tento aplicar tudo o que aprendi ao projetar o curso. Eu procuro por classe o que está prescrito no regulamento para obstáculos permitidos e saltos combinados. Acho importante criar sempre um momento de descanso durante o percurso para que o cavalo e o cavaleiro possam recuperar o fôlego entre os obstáculos. Para as classes mais baixas, sempre coloco os primeiros obstáculos ligeiramente abaixo da altura prescrita. Isso dá uma combinação de confiança para o resto do curso. ‘ Acho importante criar sempre um momento de descanso durante o percurso para que o cavalo e o cavaleiro possam recuperar o fôlego entre os obstáculos. Para as classes mais baixas, sempre coloco os primeiros obstáculos ligeiramente abaixo da altura prescrita. Isso dá uma combinação de confiança para o resto do curso. ‘ Acho importante criar sempre um momento de descanso durante o percurso para que o cavalo e o cavaleiro possam recuperar o fôlego entre os obstáculos. Para as classes mais baixas, sempre coloco os primeiros obstáculos ligeiramente abaixo da altura prescrita. Isso dá uma combinação de confiança para o resto do curso. ‘
Um percurso com um plano
Ard continua: ‘Depois de encerradas as inscrições para o concurso e conhecido o número de participantes, posso fazer o meu desenho final e submetê-lo à organização do concurso. No dia da corrida estou sempre presente com mais de uma hora de antecedência. Durante o percurso, os pilotos podem sempre entrar em contato comigo para esclarecer certas dúvidas, por exemplo, distâncias ou o número de saltos a meio galope entre os obstáculos. Nem todo piloto tem um treinador com ele em uma competição e devido à tensão e aos nervos, os pilotos podem ter dúvidas sobre as linhas do percurso. Estou feliz em ajudá-los com isso. Afinal, construí o curso com uma certa ideia e propósito. Muita reflexão foi pensada de antemão e sempre há um plano por trás disso. Fico feliz em explicar esse plano a qualquer pessoa que tenha dúvidas sobre ele. É então tarefa do cavaleiro fazer o seu próprio plano e descobrir como conduzir o percurso com o seu cavalo da melhor forma possível. Certamente nas classes mais baixas, até e incluindo a classe M, os percursos são construídos de tal forma que uma combinação com um ritmo de solo uniforme pode superar com perfeição todos os obstáculos, sem ter que pensar nos saltos ao galope. Mas você ainda precisa ter um plano se seu cavalo tiver problemas em algum lugar ao longo do percurso. O tempo é muito menos importante, porque, em princípio, há tempo suficiente para que todos, até e incluindo a classe M, conquistem o curso. Meu objetivo é construir um percurso justo e desafiador para cada classe em que tanto os pilotos profissionais quanto os amadores possam chegar ao final de uma boa maneira. ‘ os percursos são construídos de tal forma que uma combinação com um ritmo de solo uniforme pode superar todos os obstáculos com perfeição, sem ter que pensar nos saltos ao galope. Mas você ainda precisa ter um plano se seu cavalo tiver problemas em algum lugar ao longo do percurso. O tempo é muito menos importante, porque, em princípio, há tempo suficiente para que todos, até e incluindo a classe M, conquistem o curso. Meu objetivo é construir um percurso justo e desafiador para cada classe em que tanto os pilotos profissionais quanto os amadores possam chegar ao final de uma boa maneira. ‘ os percursos são construídos de tal forma que uma combinação com um ritmo de solo uniforme pode superar todos os obstáculos com perfeição, sem ter que pensar nos saltos ao galope. Mas você ainda precisa ter um plano se seu cavalo tiver problemas em algum lugar ao longo do percurso. O tempo é muito menos importante, porque, em princípio, há tempo suficiente para que todos, até e incluindo a classe M, conquistem o curso. Meu objetivo é construir um percurso justo e desafiador para cada classe em que tanto os pilotos profissionais quanto os amadores possam chegar ao final de uma boa maneira. ‘ O tempo é muito menos importante, porque, em princípio, há tempo suficiente para que todos, até e incluindo a classe M, conquistem o curso. Meu objetivo é construir um percurso justo e desafiador para cada classe em que tanto os pilotos profissionais quanto os amadores possam chegar ao final de uma boa maneira. ‘ O tempo é muito menos importante, porque, em princípio, há tempo suficiente para que todos, até e incluindo a classe M, conquistem o curso. Meu objetivo é construir um percurso justo e desafiador para cada classe em que tanto os pilotos profissionais quanto os amadores possam chegar ao final de uma boa maneira. ‘
Fonte: Equnews